Brasil tem 36,7% das cidades mais perigosas do mundo

Numa matéria de Marcelo Remigio para o jornal O Globo Online, ele destaca um fato que eu, particularmente, desconhecia. Das 30 cidades mais perigosas do mundo, o Brasil compreende 11 delas. Isto mesmo, de 30 cidades violentas no MUNDO inteiro, 11 delas estão no Brasil.

O que deve ser pensado; talvez a extensão em tamanho do Brasil? Bem a Rússia, que é o maior país do mundo e não tem cidade alguma listada nas mais violentas do planeta. Talvez seja “sorte” da Rússia, pensemos então no segundo maior: Canadá. Este também deve ser bem sortudo já que também não há nenhuma cidade incluída nele. Tentemos o próximo? Agora é a vez da China… também não tem cidades listadas! Ora, já não é “sorte” demais. Ok, vamos para o quarto país: Estados Unidos. Este sim tem DUAS cidades das mais perigosas do mundo: Detroit e Nova Orleans. O quinto maior país já é o Brasil, então o problema não é mesmo de extensão territorial.

Um levantamento feito pela ONU apontou a taxa de homicídios no ano e 2012 de 437 mil assassinatos e 36% deles foram ocorridos na América. Um pouco demais, não?

Fato é que, esta pesquisa feita pela ONU nos faz refletir sobre o nosso papel enquanto cidadãos e nos indaga a seguinte questão: estamos fazendo algo para que isso não aconteça ou estamos fazendo algo para que isso realmente aconteça?

Segue a matéria completa:

http://oglobo.globo.com/pais/brasil-tem-11-das-30-cidades-mais-violentas-do-mundo-diz-onu-12151395

Celio Saraiva